terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Em 2021, mulheres comandarão 658 prefeituras; 27 no Ceará

Prefeituras de 658 cidades brasileiras serão comandadas por mulheres a partir de 2021, representando apenas 11,8% das cidades do País. 27 prefeitas foram eleitas no Ceará. Das 20 candidatas que concorriam ao cargo no segundo turno das eleições deste ano, sete foram eleitas e vão tomar posse em 1º de janeiro.

O segundo turno foi realizado neste último domingo (29), em 57 municípios brasileiros. No primeiro turno, ocorrido em 15 de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia registrado a eleição de 651 mulheres ao cargo de prefeita e 885 de vice.

Os dados do segundo turno das eleições ainda serão consolidados pelo (TSE). Entretanto, o presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, considerou que houve aumento da eleição feminina em 2020.

Em entrevista coletiva, Barroso destacou campanhas de incentivo ao protagonismo das mulheres, como a do TSE estrelada pela atriz Camila Pitanga, embaixadora da ONU Mulheres no Brasil.

Desde sua posse no comando do TSE, Barroso registrou a importância do envolvimento da juventude e das mulheres na política com o objetivo de promover a diversidade na vida pública do país.

“Somos um país multiétnico, multirracial, multicultural. Precisamos ter a consciência de que isso é um ativo, uma virtude, um privilégio que a história nos deu”, declarou o ministro.

Fonte: Senado Federal

Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.