terça-feira, 30 de junho de 2020

“Eles não servem para nada, não comprem”, diz microbiologista sobre testes rápidos de Covid-19


A microbiologista Natalia Pasternak criticou nesta segunda-feira (29) a eficiência dos testes do novo coronavírus vendidos em farmácias, conhecidos como testes rápidos. Em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, a cientista afirmou que os testes sorológicos não são confiáveis.

“Eles não servem para nada, não comprem. Não deveria ser vendidos em farmácias, mais confunde a população do que ajuda, as pessoas não sabem interpretar os testes. A maioria desses testes rápidos de farmácia não é bom. Eles são ruins. Além de tudo a qualidade deles é duvidosa, a sensibilidade deles é baixa, eles podem dar muito erro de falso-positivo, como de falso-negativo”, alertou.
Segundo a microbiologista, o RT-PCR, considerado o teste padrão no diagnóstico da Covid-19, “ é o único teste que diz se a pessoa está ou não está com o vírus”.
“É grave a gente não ter os testes de RT-PCR disponíveis principalmente para profissionais de saúde e na rede pública para fazer diagnóstico. Porque esse é o teste que faz diagnóstico. A gente não faz diagnóstico com sorologia, com teste rápido”, explicou.
Fonte: Isto É 
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.