terça-feira, 28 de abril de 2020

Teste rápido liberado em farmácias detecta Covid-19 em até 20 minutos


O presidente da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sergio Barreto, afirmou em entrevista exclusiva à Jovem Pan que os testes rápidos que estarão disponíveis nas farmácias podem detectar a Covid-19 em até 20 minutos.

Segundo ele, o teste deverá ser feito na farmácia com o farmacêutico responsável. “Não é para levar para casa, o teste é feito pelo farmacêutico e deve ser realizado na farmácia. Se o resultado der positivo para o novo coronavírus, é preciso notificar o caso no sistema do Ministério da Saúde e realizar os protocolos recomendados”, destacou.

O presidente da Abrafarma disse ainda que qualquer pessoa poderá realizar os testes rápidos, porém “haverá maior curacidade nos casos com sintomas de mais de um dia”. A Anvisa aprovou a realização dos testes rápidos em farmácias nesta terça.
“O teste rápido mede o anticorpo, portanto deve ser feito pelo menos até o sétimo dia de sintomas para ter mais acuracidade. Com menos [dias], ele pode dar falso negativo ou falso positivo”, disse.
Barreto também destacou que alguns modelos de testes rápidos podem mostrar se o paciente já contraiu a doença. “É um teste de sangue, então o farmacêutico vai picar o dedo, recolher sangue, que, junto com uma substância, vai fazer reação, e entre 15 e 20 minutos depois há o resultado, se a doença está ativa ou se já não existe mais.”
Fonte: Jovem Pan 
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.