terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Maior parte dos empregos gerados no CE em 2019 está na faixa de 15 a 19 anos de idade


faixa de idade de 15 a 19 anos foi a responsável, no ano passado, pela abertura de 16,5 mil vagas de emprego formal no Ceará. Esse intervalo foi um dos quatro que tiveram saldos positivos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. 
Além desse intervalo de idade, a faixa que engloba os trabalhadores de 20 a 24 anos gerou 11,4 mil empregos com carteira de trabalho no ano passado. Já o intervalo que compreende os profissionais de 25 a 29 anos foram responsáveis pela abertura de apenas 1,2 mil vagas no período. 
Para Mardônio Costa, analista de mercado do do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), esse cenário é reflexo da recessão econômica e tem causas associadas ao baixo custo salarial dos mais jovens. 
Segundo ele, neste momento de crise econômica, as empresas buscam diminui o custo com a folha de pagamento. "As empresas estão com baixo nível de consumo e isso é uma forma de redução de custo para maximizar seus lucros e deixar para fazer uma contratação mais efetiva a partir deste ano".

Em 2019, o Ceará teve saldo positivo de emprego de mais de 10,3 mil vagas. O analista do IDT ainda diz que os setores do comércio e serviços absorvem mais a mão de obra mais jovem. 

Fonte: DN 
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.