Aconteceu sábado, 25 de Janeiro, no sítio Cantinho da Dalinha, no Espaço Cultural SABERES DO SERTÃO em Ipueiras, o VII Encontro nacional de poetas e cordelistas.
O evento foi promovido pela cordelista Ipueirense, radicada no Rio de Janeiro, Maria de Lourdes Aragão Catunda, a popular Dalinha Catunda, que tem como objetivo, incentivar as academias de literatura de cordel, poetas, pesquisadores e amantes da cultura popular.
O encontro, reuniu várias personalidades a nível nacional, é uma oportunidade única, para a troca de saberes e experiências.
O evento teve início com ato religioso na capela da fazenda, seguido da apresentação da banda de música filarmônica do município.
Logo após a belíssima participação da banda de música Joaquim Catunda Sobrinho, Dalinha Catunda, promotora do evento, abriu as apresentações de cunho cultural literário, fazendo a entrega de três comendas as três agremiações convidadas.
O primeiro a receber foi o poeta Dideus Sales da Academia Brasileira de Literatura de Cordel - ABLC. A segunda, foi Anilda Figueiredo, presidente da Academia dos Cordelistas do Crato - ACCe. A terceira foi Lindicassia Nascimento, presidente da Sociedade dos Poetas de Barbalha- SPB.
A solenidade contou com a seguinte programação:
-Lançamento de cordel: peleja virtual de Dalinha Catunda e Dideus Sales
-Musicalidade e poesia com Tião Simpatia
-Número artístico: Fátima Correia e Dalinha Catunda
-Performance: Cirandeiras do Cordel
-Recital com poetas e cordelistas presente
-Declamação da peleja virtual de Dalinha Catunda e Anilda Figueiredo
Após as apresentações, foi servido um delicioso jantar de confraternização entre versos, prosas e poesias.
No domingo, um vasto café da manhã foi preparado para todos os participantes.
Informações: Lindicássia Nascimento
0 comentários:
As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.