sexta-feira, 1 de março de 2019

Fanfarra de Ipueiras resgata o carnaval de antigamente e promove a cultura


A Banda de Música Municipal Joaquim Catunda Sobrinho da cidade de Ipueiras, Estado do Ceará, foi criada pela Lei n° 541/2002, de 27 de agosto de 2002 e regulamentada pela Lei Municipal nº 915/2017, de 05 de julho de 2017. É uma entidade de direito público e integrada por subordinação do Poder Executivo Municipal por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Juventude, em comum acordo e parceria com os demais membros da equipe de coordenação da Banda.

Tem como pilar de sua estrutura a formação e apoio cultural aos jovens do município, proporcionando capacidade técnica e prática para que desempenhem atividades voltadas a música erudita ou popular.

Em 2019, por mais um ano, desenvolve o projeto FANFARRA DE IPUEIRAS, uma ação voltada ao ciclo carnavalesco que busca o resgate das composições e peças de outrora, renomadas e reconhecidas pela população brasileira em geral, como as marchinhas de carnaval.

A BMJCS leva a comunidade ipueirense uma música de qualidade e ainda promove oficinas voltadas a iniciação musical, reciclagem e aperfeiçoamento dos músicos.

Resgatando um Carnaval de antigamente por meio da musicalidade, relembrando as marchinhas, dobrados e outros, a Fanfarra promete encantar os expectadores e alegrar ainda mais a linda festa popular.



A FANFARRA

A fanfarra é uma agremiação musical que possui instrumentos de sopro e percussão, inicialmente executavam apenas marchas e dobrados, porém, ao longo dos anos, a formação musical se estendeu para diversas manifestações culturais e artísticas.

No Brasil, atualmente as fanfarras estão também intimamente ligadas ao ciclo carnavalesco, ao carnaval de rua, bailes e matinês. Sendo elas responsáveis por ditar o ritmo dos blocos foliões e vem aumentando significantemente sua importância e alcance na maior festa popular do país.

Um dos grandes motivos deste crescimento é que seus instrumentos de percussão trazem uma democratização do estilo. Como são de fácil acesso e manipulação, trabalham apenas com a marcação do ritmo e, com isso, possibilitam que pessoas que ainda não tiveram acesso a iniciação musical possam tocar e participar do grupo.

O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, lei nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.

Serviço:

Apresentações do Projeto Fanfarra de Ipueiras – Banda de Música Joaquim Catunda Sobrinho

Dia 01/03 - Sexta-feira

08h - Evento de Carnaval promovido pelo NASF – Praça Maria Lima
08h30 Carnaval da EEF Creusa Melo
09h – Carnaval da EEF José Aloísio Aragão
13h30 – Carnaval da EEF José Aloísio Aragão

Dia 02/03 – Sábado

16h30 –Tocata na Comunidade Quilombola de Coité e Sítio Trombetas

Entrada Franca.

Livre para qualquer idade.

Pedro Emmy é jornalista 
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.