quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Maracatu Flor do Sertão garante mais um Carnaval Cultural na região


O Maracatu Flor do Sertão é uma manifestação cultural dos jovens ipueirenses com a missão de manter e perpetuar a identidade negra, fortalecer os laços culturais e fomentar os folguedos carnavalescos no estado do Ceará.

Em 2019 o Maracatu se apresentará em Ipueiras e região, ao som do batuque, entoando loas, dividido em alas e tendo como ápice da apresentação a coroação da rainha.  Ressalta a forte influência da cultura oriunda da África em nosso meio e afirmando o negro em meio a nossa sociedade, livre de preconceitos, envoltos por um lindo cortejo.

Composto por mais de 30 jovens compromissados com a cultura em nossa região, por meio do Grupo Cultural Flor do Sertão, em mais um ano a apresentação abrilhantará o Carnaval, transmitindo de geração a geração o valor da tradição, da cultura e do saber.



O MARACATU

O Maracatu do Ceará está ligado diretamente à cultura negra do estado. É um ritual de coroação que teria dado origem a vários autos e danças, incorporados ao folclore brasileiro desde o século XVII. De fato, o maracatu é parecido com o ritual: um cortejo com música para a coroação de uma rainha negra.

No maracatu os participantes caracterizam um cortejo africano. A personagem principal é a rainha, vestida com uma roupa que leva uma roda de ferro na saia e um esplendor de plumas. Pelo desfile passam os índios, negros, príncipes, princesas, reis, escravos, corte, rainhas, batuque e algumas alas que mudam de acordo com o tema do desfile. Uma das principais marcas do maracatu cearense é a pintura na pele para caracterizar o negro.



O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, lei nº 13.811, de 16 de agosto de 2006. 

Serviço:

Apresentações do Maracatu Flor do Sertão.

01/02 - sexta-feira, 13h – E.E.F. José Aloísio Aragão;

02/02 – sábado, 16h – Comunidade Quilombola de Coité e Sítio Trombetas – Ipueiras/CE.

03/02 – domingo, 18h – Carnaval de Ipu – Desfile na avenida, com saída da Casa de Cultura.

Entrada Franca.

Livre para qualquer idade.

Assessoria de Imprensa

Jornalista Responsável – Pedro Emmy Moreira

Contato: (88) 996275860


Pedro Emmy é jornalista
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.