quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Maduro anuncia fechamento total de fronteira terrestre com o Brasil


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou, nesta quinta-feira (21), o fechamento total da fronteira terrestre com o Brasil, por tempo indeterminado, a dois dias da entrada da ajuda humanitáriasolicitada pelo líder da oposição Juan Guaidó.

"Eu decidi, no sul da Venezuela, que a partir das 20h00 horas (21h00 de Brasília) deste 21 de fevereiro, fica fechada total e completamente, até novo aviso, a fronteira terrestre com o Brasil", afirmou o presidente em uma reunião com o alto comando militar em Fort Tiuna.

Na televisão estatal, Maduro disse ainda que avalia o fechamento da fronteira com a Colômbia. Autoridades locais fecharam nesta semana as fronteiras marítima e aérea com as ilhas caribenhas de Aruba, Curaçau e Bonaire.
Maduro realiza videoconferência com o Estado Maior Superior, o comando das Forças Armadas. Em sua fala, ele tem enfatizado que resistirá à pressão para que deixe o poder. Além disso, ressalta que mantém o apoio dos militares locais.

Caravana para a fronteira

Líderes oposicionistas têm planejado enviar ajuda humanitária à Venezuela a partir da Colômbia e do Brasil. Maduro afirma que essa ajuda significará minar seu poder e acabaria por derrubá-lo do poder. Para ele, o país não necessita desse auxílio.

O opositor Juan Guaidó, reconhecido por 50 países como presidente interino da Venezuela, dentre eles o Brasil, partiu, nesta quinta-feira (21), rumo à fronteira com a Colômbia para receber a ajuda humanitária enviada pelos Estados Unidos.

O presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autointitula presidente interino no país e diz que Maduro usurpa o poder, já que teria sido reeleito com fraude.

No próximo sábado (23), alimentos e remédios são aguardados para chegar por terra e mar às fronteiras do país, embora o governo de Nicolás Maduro tenha anunciado no dia anterior a suspensão de voos e embarcações vindos de Curaçau para impedir a entrada dos kits.

Fonte: Estadão
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.