domingo, 20 de janeiro de 2019

A "Mulher no Cordel" é destaque no VI Encontro de Poetas e Cordelistas em Ipueiras


A literatura de cordel ganhou destaque, nesse sábado (19) no município de Ipueiras. A VI edição do Encontro dos Cordelistas e Poetas, destacou a importância da participação feminina na literatura de cordel. O evento aconteceu na “chácara da Dalinha.

Entre aplausos e boas gargalhadas disparadas do público que prestigiava o encontro, cordelistas cearenses abrilhantaram a noite com os seus poemas, cordéis e causos encantando a plateia.

A edição deste ano trouxe aos participantes, homenagens, recitais de cordel e a participação  de cordelistas de Fortaleza e de outros municípios, como o músico e cordelista Tião Simpatia, Ernane Tavares, Dideus Sales, Lucarocas, Anilda Figueiredo, Lindicassia Nascimento, Ivonete Morais, Vânia Freitas, além da anfitriã da festa, Dalinha Catunda, e tantos outros bardos da literatura da poesia brasileira.

Cordelista Dalinha Catunda

A poetisa Dalinha Catunda dedicada há anos à literatura de cordel, sentiu-se realizada em mais um encontro efetuado em sua chácara em Ipueiras. Carregada de muita emoção em um momento tão especial, Dalinha agradeceu aos presentes e destacou o seu trabalho na Academia Brasileira de Literatura de Cordel. “Muita gente acha que o cordel é uma coisa simples, fácil, e não é. Deve ser difícil de fazer, mas fácil de entender, o cordel é uma literatura toda rimada, em versos, metrificada. Existe uma técnica própria”, explicou.

Cordelista e repentista Tião Simpatia 

Ao finalizar a noite, o repentista, cordelista e poeta popular Tião Simpatia, encantou a todos com as suas canções, além de nos brindar com o cordel da “Gata Doralice” em sua participação no encontro.

Poeta Dideus Sales

Participaram do evento além dos cordelistas e poetas, os secretários de Esporte e Obras do município, Neto Alves e José Melo Sampaio, respectivamente, o diretor de Cultura do município, Pedro Emmy, do pároco de Ipueiras, padre Denilson e entusiastas da cultura popular. O evento deste ano contou com a atuação da banda de música municipal Joaquim Catunda Sobrinho de Ipueiras.

Carlos Moreira é radialista 

Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.