segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Projeto de lei quer passagem de ônibus gratuita para desempregados em Fortaleza


Um projeto de lei que propõe a criação do Bilhete Especial do Desempregado tramita na Câmara de Fortaleza. A proposta é inspirada em uma iniciativa do município de São Paulo e prevê que o desempregado tenha direito a passagem gratuita nos coletivos da capital cearense.
A ação seria válida para pessoas que tenham trabalhado por pelo menos seis meses no último emprego e que a demissão não tenha acontecido por justa causa. O projeto é de indicação n° 485/2018 e de autoria do vereador Márcio Cruz (PSD).
Poderá usufruir do benefício o trabalhador que solicitá-lo no mínimo um mês e no máximo seis meses contados após a data de demissão. O usuário receberia o benefício por 90 dias ou até conseguir um novo emprego. O projeto segue para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
Para Márcio, a iniciativa vem na hora certa. “Enfrentamos uma crise econômica intensa, com milhões de pessoas que não conseguem nem mesmo empregos temporários. Até mesmo para buscar empregos surgem dificuldades: despesa com transporte, impressão de currículos e tantas outras. O Bilhete Especial é uma forma de dar suporte temporário nessa busca, aliviando uma despesa”, destaca o vereador.
O último levantamento feito em outubro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 142 mil pessoas estão desocupadas em Fortaleza. No Brasil, a taxa de desemprego é de 12,4%, o que representa cerca de 13 milhões de pessoas desempregadas.
Tribuna do Ceará entrou em contato com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) para que comentasse a proposta, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Fonte: Tribuna do Ceará 
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.