quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Condenação unânime fecha caminhos para Lula


O placar de 3 a 0 tende a ser fatal para as pretensões eleitorais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As possibilidades de recurso se restringem bastante. A chance de reverter a decisão ainda no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, é quase nula. Resta ao ex-presidente a disputa política.

A única forma de recurso possível no TRF-4 passam a ser os embargos de declaração. Não mudam a essência da decisão. No máximo, esclarecem aspectos duvidosos da sentença. São julgados pelos mesmos desembargadores que condenaram Lula. A decisão tende a ser rápida.Lula poderá recorrer até ao Supremo Tribunal Federal (STF). Todavia, se confirmada a sentença do TRF-4, ele já poderá ser preso. A tendência é que isso ocorra ainda neste semestre.

Nesta quinta-feira, 25, o PT deverá reafirmar a candidatura do ex-presidente. Ele poderá registrar a candidatura e, enquanto não houver pronunciamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), poderá fazer campanha. Mesmo se estiver preso. Porém, é quase certo que o TSE, por fim, irá barrar a candidatura.

O embate que resta é, essencialmente, político. Nessa arena, a disputa começa ainda nesta quarta-feira, 24, em discurso de Lula aguardado para esta noite. 

Fonte: O Povo Online 
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.