quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Como manter um relacionamento saudável


Alguns relacionamentos podem dar muito trabalho até que possamos relaxar e perceber o quanto temos sorte. Um relacionamento saudável e de sucesso pode ser alcançado absolutamente se você e seu(sua) parceiro(a) estiverem dispostos a se doarem um pouco mais. Eis como começar a nutrir a relação de vocês.

Seja responsável por sua própria felicidade. Poupe-se de várias horas de discussão lembrando-se desta única regra: não cabe a ninguém, exceto a você ser feliz.

Cumpra com suas palavras. Cumpra suas promessas, se disser que vai fazer algo, faça. Os relacionamentos precisam de confiança para terem sucesso.

Admita seus erros. Se você sabe que fez algo para magoar intencionalmente, ou não, admita. Seja humilde e desculpe-se com sinceridade, sem criar desculpas, ou justificativas.

Comprometa-se a mudar seu comportamento. Se você perceber que está se desculpando demais pelo mesmo erro. Peça ajuda e peça para que a pessoa gentilmente aponte quando você estiver cometendo este erro novamente.

Seja realista. Toda relação tem desavenças e dias em que permanecer não é a escolha mais fácil. Mas o que torna um relacionamento saudável é escolher resolver esses problemas e passar pelos dias difíceis, ao invés de apenas deixar os problemas e o ressentimento aumentarem.

Reveja suas expectativas. Você vê seu(sua) parceiro(a) como pessoa, com qualidades e defeitos? ou como alguém que você espera ser perfeito? Se suas expectativas são tão altas que ninguém conseguiria atingi-las 100% das vezes, então você está fazendo com que seu relacionamento fracasse.

Aceite que as discussões acontecem. Se você espera estar em um relacionamento sério, você está predestinado a ter uma discussãozinha uma vez ou outra. Lembre-se que uma discussão não é o fim de tudo e não há ninguém na Terra com quem você concordaria o tempo todo.

Faça sempre a seguinte pergunta: Estou melhor dentro do relacionamento ou fora dele?. Se você não achar que está melhor no relacionamento, então você provavelmente deve ter uma conversa séria com seu(sua) parceiro(a). Em um relacionamento amoroso, esta pergunta quase sempre tem um simples "Sim" como resposta.

Às vezes, tudo o que seu(sua) parceiro(a) quer de você é que você ouça e seja solidário sobre os problemas dele(a). Outras vezes, ele(a) quer que você dê conselhos. Saiba qual destas duas posições seu(sua) parceiro(a) está procurando e tente dar a ele(a) o que ele(a) quer. Ser um(a) bom(boa) ouvinte tem tudo a ver com prestar atenção no que a pessoa está dizendo e não explodir.

Mostre seu carinho da maneira que puder. Há uma diferença entre saber que se é amado(a) e sentir que se é amado(a). Às vezes, confiamos no fato de que nossos(as) parceiros(as) devem saber que os(as) amamos, mesmo quando não demonstramos. Não confie muito nisso. Os melhores relacionamentos usam o carinho para demonstrar o amor.

Faça algo para seu(sua) parceiro(a) que você sabe que ele(a) vai gostar muito., são os pequenos favores que, muitas vezes, significam mais.

Não tenha medo de mostrar carinho fisicamente de vez em quando. Os relacionamentos amorosos se alimentam de pequenos beijos, abraços e carinhos que são o suporte principal do afeto.

Faça o inesperado. Um simples "Bom dia gata/gato" pode fazer a diferença no dia de seu cônjuge. Envie mensagens como "Sinto sua falta" ocasionalmente. A pessoa definitivamente se sentirá mais amada.

Apoiem um ao outro. Dar apoio significa fazer da felicidade e do bem estar do(a) seu(sua) parceiro(a) uma prioridade, seja fazendo muito, ou pouco. Tenha em mente de que parte do motivo de vocês estarem juntos é que vocês são grandes fãs um do outro, então certifique-se de agir assim. Tente demonstrar apoio das seguintes formas:

Seja um bom ouvinte. Se seu parceiro precisa que você o ouça, faça de bom grado. Você nem sempre precisa vir com uma solução, só com apoio.

Ofereça incentivo. Se seu parceiro está tentando fazer uma mudança positiva, começar um novo hobby, ou realizar uma tarefa difícil, torça muito por ele(a).

Dê a ele um lugar seguro. Deixe que seu parceiro fique vulnerável na sua frente sem ter medo de ser julgado.

Algumas dicas para viver bem com seu parceiro.

Não pense no pior da pessoa, ou duvide dela. Relacionamento é confiança.
Confortem um ao outro quando necessário.

Não traga o passado à tona, quem vive de passado é museu.

Se mostre por completo, mas não se doe por completo, deixe sempre um pouquinho guardado.

Se desejar trair, termine o relacionamento.

Faça perguntas, esclareça e não presuma nada.

Não fale quando estiver com raiva. Você pode se arrepender disso algum dia.

Diga a ele que você está magoada. Nunca tente se esquivar, ou sair da situação, porque isso causará mais mágoa, do que bem.

Nunca minta, já que a verdade sempre aparece um dia! Mesmo se for uma mentira pequena e inútil, sempre seja honesto!

A confiança é muito importante; se você não confia em alguém, não há motivos para ficar com ela.

Tome conta de si mesmo. Tratar-se com respeito e amor é tão importante quanto fazer o mesmo com a pessoa que você ama.

Seja feliz, pessoas felizes conseguem amar com mais facilidade.

Beijos e até a próxima.

Débora Carla é assistente social
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.