quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Sobre História


A palavra “história”, para os antigos gregos (que a criaram), significava “pesquisa”, “investigação”, isto é, implicava a busca pelos vestígios dos fatos passados, das glórias e das tragédias vividas pelos homens e mulheres que nos antecederam. Essa busca pela reconstrução desses fatos tinha o objetivo de não deixar morrer a memória de um povo, de uma nação, de uma civilização ou da humanidade como um todo.

Apesar de não ser minha área de formação acadêmica, eu confesso que é um assunto que sempre dispertou em mim muito interesse.

Há alguns meses precisei de informações sobre a história de Ipueiras e qual foi a minha surpresa, ao descobrir tamanha lacuna a que temos nesse sentido...

Sem maiores pretensões, iniciamos uma busca em cartórios, cúrias diocesanas, arquivo público do Ceará, nos arquivos do Instituto Histórico do Ceará, Assembléia legislativa, câmara municipal de Ipueiras e Ipu, além de acervos particulares e também na literatura regional.

Essa aventura, se tudo der certo, pretende catalogar informações de fatos de relevância histórica, que nos possibilite fazer um documentário sobre o município de Ipueiras.

A pedido do prefeito Nenem do Cazuza, antecipamos um capítulo desse "rascunho" onde abordamos a breve história do Cristo Redentor de Ipueiras, que na tarde de ontem foi cenário de mais um momento de fé e devoção do povo desta terra; vivenciamos então, o início de um novo capítulo na história da comunidade católica de Ipueiras.

"O Redenthor ali está de braços estendidos, abençoando a terra e os homens sob a cúpula azul do firmamento, do alto da montanha sagrada a iluminar a estrada do ceo" - Frase do Revdo. Gerardo Gomes.

Fonte: Wikipedia

Texto: Patrícia Melo 
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.