segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Equipe do CRAS/Matriz realiza palestra sobre territorialização na localidade de Grossos


A E.E.I.E.F Lourenço Gonçalves dos Santos, na localidade de Grossos, recebeu na manhã desta segunda-feira (30), a equipe do CRAS- Matriz. Na oportunidade, foi realizada reunião com professores, agentes de saúde e sindicalistas. O principal objetivo foi discutir sobre o processo de territorialização, este por sua vez, é um importante instrumento de vigilância socioassistencial.

No trabalho desenvolvido pela assistente social Edite e o psicólogo Nogueira, os profissionais analisaram territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nelas as ocorrências de vulnerabilidades e potencialidades. Duas turmas foram formadas para debater estes temas na reunião.


Os que ficaram com a vulnerabilidade destacaram a falta de emprego, o alcoolismo na adolescência, evasão escolar, residências sem banheiros, uso de drogas pelos jovens, pavimentação nas comunidades, inclusão produtiva, assistência médica, programa minha casa minha vida e maus tratos aos idosos.

Já à equipe das potencialidades, elencaram áreas produtivas (hortas orgânicas), posto de saúde atuante, abastecimento d’agua, escolas com ensino fundamental, artesanatos, agentes comunitários de saúde, apicultura, fábrica de cachaça, fábrica de farinha, tratores das associações, programas federais, a exemplo do PAZ, Agroamigo, Paulo Freire e Brasil sem Miséria.


A equipe do CRAS no encontro, realizou diagnóstico a partir dos dados apresentados pelas equipes, com estas informações, serão desenvolvidas ações, considerando as situações de risco e vulnerabilidade, bem como as potencialidades.


Para o vereador Dênis Mourão (PDT), representando o legislativo municipal, “a participação popular é importante nesse processo, pois teremos este diagnóstico inicial, já que várias questões foram previamente identificadas na reunião com a comunidade”. O parlamentar ressaltou ainda o perfil das famílias que residem nestas áreas e o vínculo com o CRAS.

Carlos Moreira é radialista 
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.