Lembrar a figura de um bom pai, um político e um grande carnavalesco que apesar de não ter nascido em Ipueiras, muito fez por seu progresso no transcorrer do século XX, bem como para a sua história, é uma obrigação a todos aqueles que têm na terra do Cristo Pantocrator suas reais raízes.
Camaral Rodrigues Moreira era filho de Valdevino Rodrigues Moreira e Ana Leite Moreira, nascendo em Ubajara-Ce a 11 de abril de 1900.
Em 1925 casou-se com Maria Moura Moreira e dessa união nasceram onze filhos :
Maria Bambina, Vanda, Anna (conhecida como Anete), Eudora, Ilca, Lialete, Darci Maria, José, Salete, Maria Lia e Edgar.
Homem de grande caráter, tinha na política e no carnaval as suas maiores paixões.
Na sua longa trajetória foi vereador, tabelião, delegado e diretor do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
O carnaval em Ipueiras sempre se marcou com sua alegre presença, sendo um folião que se recusava para brincar a bebida a que tantos jovens na época já recorriam.
Sua alegria era genuína e contagiava a todos.
Costumava ir ao sítio Lamarão a pé, e a caminhada lhe dava ânimo e saúde. Fato talvez que muito tenha influenciado sua longevidade.
Como folião sua figura ficou romantizada em Ipueiras, conta-se que depois do carnaval, nas manhãs de quarta-feira de cinzas, acompanhava a banda até a Praça Getúlio Vargas, só parando ao último toque desta.
Faleceu no dia 26 de janeiro de 1994, aos 93 anos deixando saudades e um lugar sempre vazio nos salões mominos da cidade.
Como sinal de sentido luto a Rádio Vale do Jatobá silenciou duas semanas e o povo sentiu neste gesto a manifestação do profundo respeito e carinho à memória do maior dos foliões que teve a terra ipueirense.
Bérgson Frota é professor visitante da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e professor de Grego Clássico no Seminário da Prainha
0 comentários:
As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.