quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Governo volta atrás e torna indisponível download da CNH digital


Quem tenta acessar o site do Serpro, o Serviço Federal de Processamento de Dados, não consegue mais fazer download da versão beta do aplicativo da CNH Digital. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, e confirmada pela assessoria do órgão ao Tech News.

A versão de testes não estava sendo disponibilizada pelas lojas de aplicativos, como ocorre normalmente com qualquer aplicação. O download estava sendo permitido apenas pelo site do Serpro. Mas essa opção causou problemas e preocupações porque muitos usuários ficaram receosos em fazer o download após serem notificados sobre a falta de certificados de segurança que mostram a autenticidade de um aplicativo.
De acordo com o órgão, não há problemas relacionados à segurança do app, o problema é que a certificação usada pela empresa de TI do Governo não é reconhecida por algumas aplicações, que entendem o acesso ao serviço como ameaça. Iran Porto Júnior, diretor-presidente em exercício do Serpro, argumenta que a percepção de insegurança é equivocada, e garante que não há falhas na segurança. “Para evitar dúvidas e insegurança dos usuários, a gente optou por retirar o aplicativo do ar”.
Quem já baixou o aplicativo continua com acesso ao serviço. Quem não baixou poderá fazer o download quando o aplicativo, na versão final, for disponibilizado nas lojas de aplicativos da Apple e do Google.
A CNH Digital terá a mesma validade do documento impresso. A partir de fevereiro de 2018 todos os Detrans do país devem estar aptos para emitir a versão digital, que terá a mesma validade da CNH física.

Por Carlos Aros
Redação Primeira Coluna
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.