segunda-feira, 10 de julho de 2017

Ipueiras participa da PEC NORDESTE


Representantes da prefeitura municipal de Ipueiras e da secretaria de Desenvolvimento Agrário, participaram sábado (8) do XXI seminário Nordestino de Pecuária (PEC NORDESTE). O evento foi realizado no Centro de Eventos do Governo do Estado em Fortaleza.

Foram vinte e cinco agricultores participantes de Ipueiras do Projeto de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura. Além da prefeitura de Ipueiras, o Instituto Para o Desenvolvimento da Economia Familiar (IDEF) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais participaram do evento.

Juvenal Marinho representou a secretaria de Desenvolvimento Agrário do município, Edilson Sousa, representou o IDEF. Os trabalhos aconteceram em dois turnos, manhã e tarde. Palestras foram proferidas sobre diversos temas, destaque para “Capacitação Técnica”:

I – Impacto da seleção para o tipo racial sobre o melhoramento genérico de ovinos.

II – Caso de sucesso de produção e comercialização de derivados do leite caprino, a experiência da cooperativa CAPRIBON – Monteiro (PB).

Umas das pautas debatidas no encontro foram os projetos em atividade no Estado tanto pelo governo e também pela EMBRAPA, além é claro da troca de conhecimentos envolvendo produtores de outros Estados do nordeste e também de outras regiões do País.

Os segmentos com maior número de inscritos:

Apicultura (799), Aquicultura e Pesca (252), Artesanato (156), Avicultura (536), Bovinocultura (854), Ovinocaprinocultura (780), Equinocultura (100) e Suinocultura (161).

O XXI Seminário Nordestino de Pecuária (PEC NORDESTE) trouxe para Fortaleza 100 caravanas de produtores de diversas regiões de municípios do Estado. Participaram do evento cerca de 4 mil produtores, com um público de 35 mil visitantes, envolvendo novos segmentos, sendo 7 da pecuária, artesanato, turismo rural, duas atividades não agrícolas, impactando diretamente na renda do agricultor e produtor.

*Com a colaboração de Juvenal Marinho

Carlos Moreira é radialista
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.