sexta-feira, 2 de junho de 2017

SEDUC realiza encontro municipal sobre educação especial e inclusiva


A prefeitura municipal de Ipueiras, através da secretaria de Educação realizou no auditório do CRAS na manhã de hoje (2)  - Encontro Municipal Sobre Educação Especial e Inclusiva. Com o tema: Desafios e sugestões para um sistema educacional inclusivo, o evento contou com um público de aproximadamente 150 pessoas.

A educação inclusiva é uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos, principalmente as crianças e adolescentes.

A iniciativa da secretaria de Educação em promover o encontro com os profissionais da educação aponta para a transformação de uma sociedade inclusiva envolvendo todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular.

Participaram do evento Antonio Alves Neto (secretário de Educação), Lourival Bezerril (chefe de Gabinete), Luzirene Barbosa (diretora de Ensino), Rafael Araújo (presidente do Conselho da Criança e Adolescente), Glauberto Melo (presidente do Conselho Municipal de Educação) e a professora Graça Maria de Morais e Silva que proferiu palestra sobre educação especial e  inclusiva.


Com o objetivo de envolver todos os participantes, a professora Elieuda cantou a música “conquistando o impossível” ao lado do seu filho que é deficiente auditivo. Na oportunidade, o professor João Gilson deu aula de libras contagiando todos os presentes.

Antonio Alves Neto, secretário de Educação, ressaltou a importância do evento. “Educar na diversidade exige um direcionamento para o estudo de práticas pedagógicas que valorizem as diferenças e a diversidade nas salas de aula”, para isto, conta com o apoio da Assistência Social e da Secretaria de Saúde com políticas públicas voltadas para educação especial e inclusiva.

O chefe de Gabinete, Lourival Bezerril, ficou sensibilizado com a ação promovida pela secretaria de Educação e destacou o respeito e amor para com as nossas crianças e adolescentes. “Tratar com igualdade todas as nossas crianças faz parte da gestão municipal”. Ao finalizar sua fala, Lourival agradeceu a todos e parabenizou o trabalho realizado pelos servidores da Educação.

Mestre em Educação e formação de professores com foco em Educação inclusiva (UECE), Graça Maria de Morais Aguiar e Silva, “pontuou os desafios em debate no sistema educacional brasileiro nos últimos anos. Segundo ela, o trabalho tem que ser desenvolvido em grupo, pois não existe solução, existe sugestões para melhorar o sistema educacional inclusivo”.

A prefeitura municipal de Ipueiras tem melhorado as condições de acessibilidade com construção de rampas nas instituições públicas, compra de materiais e equipamentos específicos e oferece treinamento a professores, diretores e coordenadores.  

Carlos Moreira é radialista
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.