quarta-feira, 12 de abril de 2017

Solenidade comemora 300 transplantes de medula realizados na rede estadual de saúde

Doação de sangue em Ipueiras

O governador Camilo Santana participou agora pela manhã de solenidade para comemorar a marca de 300 transplantes de medula óssea feitos no Ceará, no período de 2008 a fevereiro de 2017.

Neste mês de abril, o número de transplantes de medula óssea passou de 300 para 310 no Ceará. O procedimento mais recente aconteceu na quarta-feira, 5, em um paciente com linfoma de Hodgkin do sexo masculino, natural de Aracoiaba, de 21 anos de idade.

Hoje, um adolescente de 14 anos de idade será submetido à infusão das células saudáveis chegando assim ao número de 311 transplantes realizados no estado.

A marca inédita é fruto da parceria do Hemoce com o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) que, desde 2008, garante a realização dos transplantes de medula óssea em pacientes do Ceará e até mesmo de outros estados.

O Hemoce é responsável pelo cadastro dos doadores voluntários de medula óssea, triagem de candidatos, testes de compatibilidade, exames e coleta da medula por aférese. Já o HUWC é responsável pela realização do transplante e acompanhamento posterior do paciente.

O governador Camilo Santana comemorou a marca, que torna o Ceará referência no transplante de órgãos.
Fonte: Governo do Estado
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.