quinta-feira, 31 de outubro de 2013

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Vereador denuncia Trator “Fantasma” em Ipueiras - Por Clecio Farias / Ipueiras
Durante a sessão do dia 18/10, na Câmara Municipal de Ipueiras, o vereador Luquinha do Charito (PMDB) pediu esclarecimentos de pagamentos a serviços prestados por um suposto trator em Engenheiro João Thomé, Distrito desta Cidade.

O caso veio à tona, quando foi constatado no Portal da Transparência dos Municípios, pagamentos por mais de cinco anos ao proprietário do veículo. Na folha, o valor atualizado, pago mensalmente de R$ 1.940 é justificado para aluguel do trator, destinado a limpeza de vias de logradouros públicos.

De acordo com o Vereador que fez a denúncia, o veículo, que se encontra estacionado nas proximidades da residência do Vereador-Presidente da Camara, Raimundinho do Charito (PSB), não é utilizado para trabalho público, há anos. Luquinha defende que “o dinheiro público deve ser aplicado com transparência e de forma legal, fiscalizar faz parte do nosso trabalho. Neste caso, a situação do Trator pode ser constatada por qualquer residente do Distrito, e o pagamento por qualquer cidadão através do Portal da Transparência, dessa forma ficam claro, as controvérsias” finaliza o Vereador.

Clecio Farias é publicitário

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Eunicio Oliveira manda recado para Cid Gomes: "Agora é a vez dele votar em mim"
Em uma entrevista ao portal Revista Central, o senador cearense Eunício Lopes de Oliveira, 61 anos, atualmente um dos mais respeitados do Congresso Nacional por assumir lideranças almejadas por seus pares, como a do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e do Bloco Parlamentar da Maioria no Senado Federal, é atualmente um líder nas pesquisas de opinião pública para ocupar o cargo de governador do Ceará.
 
Eunício Oliveira fez um balanço dos quase três anos como senador republicano. “É com muita honra que antes dos três anos, meu nome foi apontado pela revista Veja, como o senador mais atuante do Senado”. Afirmou que foi de sua autoria, o relatório da MP 285, que permitiu aos agricultores da região da Agência Nacional de Desenvolvimento do Nordeste (ADENE) renegociar dívidas que, há mais de dez anos, havia levado para os cadastros de inadimplentes, os nomes desses agricultores e impediam novos empreendimentos rurais na região.
 
Além de defender a Refinaria para o Ceará, Eunício Oliveira também afirmou ter apresentado projetos para as áreas sociais e de segurança pública. Na área de segurança pública, Eunício apresentou projetos propondo o fim da liberação compulsória, aos 21 anos, de menores que tenham cometidos infrações graves e incluído tráfico de drogas como motivo de internação. Essa proposta prevê ainda a prorrogação do prazo de internação e o recolhimento a abrigos, de menores que estejam em desamparo pelas ruas ou em condições desfavoráveis à sobrevivência; a transferência das investigações sobre assaltos às instituições financeiras, carros-forte e depósitos de valores para a Polícia Federal.
 
Ao ser questionado pelo portal Revista Central como avaliava o atual quadro da segurança pública do governador Cid Gomes, o até então parceiro do governador preferiu dizer que tem uma vida dedicada à segurança. “De segurança eu entendo, sempre tive empresas ligadas a segurança, por exemplo, de transportes de valores”.
 
Eunício Oliveira disse que votou no governador Cid Gomes por duas vezes, “eu votei em 2006 e 2010, se a legislação permitisse votaria novamente, como não permite agora é a hora dele reconhecer os acordos e votar em mim”.

Revista Central

SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS EM SANTA QUITÉRIA ESTA EM ESTADO DE GREVE - Por Carlos Moreira / Ipueiras

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santa Quitéria, está em estado de greve, segundo a categoria, não houve nem um aceno por parte da administração municipal para a analisar as propostas feitas pelo sindicato.

Sábado, dia 26 de outubro será realizada uma assembleia geral para esclarecer pontos obedecidos durante a greve. A paralização da categoria está prevista para o dia 30 de outubro as 7 da manhã.
Segundo o presidente do sindicato, Nonato Muniz, pagamento do adicional noturno àqueles que desempenham suas atribuições em horário noturno; pagamento do salário família, benefício previdenciário que também ilegalmente foi suprimido de diversos servidores; realização do reajuste salarial anual, retroagindo à março do corrente ano; são alguns pontos cobrados pelo sindicato à administração municipal.

A reportagem do PRIMEIRA COLUNA procurou a assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Santa Quitéria pra falar sobre o assuntou, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos um retorno.

Carlos Moreira é radialista e blogueiro.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

7º Encontro do PMDB em Iguatu reúne mais de 3 mil pessoas

Aconteceu na manhã deste sábado, dia 19, mais uma edição do projeto PMDB Itinerante. O 7º Encontro foi realizado na cidade de Iguatu, no ginásio Aldinete Lima, do IFCE. O encontro, que foi aberto ao público, no qual foram discutidas diversas pautas atuais como saúde, segurança, desenvolvimento socioeconômico e ações de convivência com a seca.
 
O senador Eunício Oliveira foi bem recepcionado por uma grande multidão que lotou as dependências do ginásio e juntamente com a liderança da região, Agenor Neto, conduziram o evento.

Durante a Convenção Estadual do PMDB, em Iguatu, Agenor Neto foi conduzido ao cargo de vice-presidente estadual do partido e ao lado de Eunício Oliveira irá comandar o PMDB no Ceará e será delegado na Convenção Nacional.

Muitas foram às manifestações de apoio ao senador Eunício Oliveira como pré-candidato ao governo do Estado, mas ele afirmou que só falará em candidatura em 2014. Mais de 40 municípios estavam sendo representado nesse encontro que foi considerado o maior já realizado pelo PMDB. Segundo os organizadores do evento, mais de 3 mil pessoas participaram de várias regiões. Até a região norte estava sendo representada com diversas comitivas como a das cidades de Varjota, Sobral, Santa Quitéria e Hidrolândia. A imprensa veio de todas as partes do Ceará para cobrir esse encontro.

Informações: Blog Iguatu Diário

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Greve deflagada pelos professores da rede municipal de Santa Quitéria - Por Carlos Moreira / Ipueiras

Os professores do município de Santa Quitéria não tem muito a comemorar na data de hoje. O não pagamento de quinquênios e a não redução da jornada de trabalho são alguns pontos cobrados pelos educadores.

A greve foi deflagrada ontem (14/10) em assembleia geral por tempo indeterminado em Santa Quitéria a partir de segunda feira dia 21 de outubro.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Professores do Serviço  Público de Santa Quitéria, Evelardo Bié, a categoria pede melhorias no trabalho e cobra mais ação da administração municipal.

Carlos Moreira é radialista

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Criança ontem e hoje - Por Dalinha Catunda / Rio de Janeiro
*
Tudo era tão diferente
Nos meus tempos de criança
As brincadeiras antigas
Eu guardo bem na lembrança
Nas brincadeiras de roda
Eu cirandava na dança.
*

Brinquei de bola de gude,...
Amarelinha e peteca,
Junto com minhas amigas
Brinquei muito de boneca,
De trisca e esconde-esconde,
Sempre fui muito sapeca.
*

Hoje a coisa está mudada
Não tem movimentação
Menino não joga bola
E nem solta mais pião,
Seu mundo é a internet
Sua vida a televisão.
*

Dalinha Catunda é escritora e natural de Ipueiras, Ceará
Frase do dia
"O cimento dessa abrupta reunião [de Marina Silva com Eduardo Campos] é um dos mais sólidos que a natureza humana pode oferecer: o ódio."

Ciro Gomes, ex-ministro do governo Lula, candidato derrotado duas vezes à Presidência da República

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mais de 2 mil prefeitos e vereadores receberam Bolsa Família em 2013 - Por Anderson Pires
Apenas no primeiro semestre deste ano, 2.168 prefeito e vereadores de todo o país foram flagrados pelo O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) recebendo benefício do programa Bolsa Família, realizado governo federal para a promoção da transferência de renda para cidadãos de baixa renda, principalmente crianças.

Esta foi a primeira fez que a coordenação do programa fez o cruzamento dos dados dos beneficiários com a relação dos candidatos eleitos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o MDS, todos os nomes cadastrados irregularmente tiveram os repasses bloqueados.

O órgão não divulgou os autores das fraudes nem as localidades onde as irregularidades foram encontradas. O órgão afirma apenas que todos os 2,1 mil políticos flagrados foram obrigados a ressarcir o dinheiro aos cofres públicos. Por outro lado, até o momento, nenhum dos envolvidos foi notificado pelo Ministério Público Federal (MPF) em possíveis processos por improbidade administrativa, por exemplo.  
 
CASO CEARENSE
O Ministério Público Federal já formalizou várias acusações contra políticos que recebiam Bolsa Família. Um dos casos de maior repercussão foi o do vereador de Fortaleza, Leonel Alencar (PTdoB), que é citado em uma ação em que ele e a esposa, Adriana Lúcia Bezerra de Alencar, teriam recebido indevidamente o benefício durante o ano de 2009. De acordo com o processo, oito saques foram realizados na época em que o parlamentar tinha uma renda maior que R$ 10mil. Leonel Alencar afirmou que os depósitos foram realizados sem o conhecimento dele.
 
Publicado originalmente no site Ceará News 7
Proibida de se despedir, apresentadora da Globo sair do ar chorando - Por Marco Aurélio Mello

Carla Vilhena

A nova direção de jornalismo da TV Globo parece que não gostar muito de investir nas relações humanas. Nem mesmo o departamento de RH, que deveria gerenciar “as emoções” consegue saber com antecedência o que está acontecendo, para tomar medidas paliativas necessárias numa grande corporação.

O choro copioso da querida Carla Vilhena, apresentadora do Bom Dia São Paulo e do bloco local do Bom Dia Brasil, impedida de se despedir de seus telespectadores na última sexta-feira, dá bem a dimensão da falta de tato dos gestores.

Depois de saber PELA IMPRENSA que seria substituída na bancada pelo correspondente em Nova Iorque, Rodrigo Bocardi, Carla, com a delicadeza que lhe é peculiar, escreveu uma mensagem de despedida, mas a direção proibiu-a de lê-la.

Abalada, Carla não conseguiu terminar sua participação e foi substituída pela uma moça do tempo. Saiu do ar amparada por funcionários da Globo.

Trazer Rodrigo de volta para o Brasil com assento em uma bancada é um movimento importante. O repórter, que teve carreira meteórica na emissora durante o mensalão, faz com desenvoltura o jogo da casa. Quem não se lembra da moedinha na pista do aeroporto de Congonhas, para incriminar Lula pelo acidente da TAM, em julho de 2007?

Rodrigo é um bom sujeito. Trabalhamos juntos no Jornal da Globo, com Ana Paula Padrão. Ele tinha vindo da Band, onde começou como coordenador de telejornal, uma função burocrática. Teve a felicidade de fazer jornalismo na Faculdade do Morumbi, onde a elite paulistana se encontra. Fez amizade com os Saad, circula em altas rodas e conhece detalhadamente a cartilha neolibelês.

Sonhava em ser editor de economia e pediu para que eu o apadrinhasse nesse sentido. Como acumulava – para que testassem minha capacidade – as funções de editor de política e economia do telejornal, cujo noticiário era majoritariamente composto por esses dois temas, concorde,i e indiquei seu nome ao então editor-chefe, Luiz Claudio Latgé.

Competente, logo Rodrigo caiu nas graças de toda a equipe, mas alimentava em silêncio o sonho de ser repórter, o que no caso dele não era difícil, porque tem boa estampa, boa voz e é muito bem relacionado. Será muito bem teleguiado na nova função.

Depois de dois anos na bancada, Carla volta à reportagem. Passa a engrossar o coro do Fantástico. Como apresentadora, a bela morena de olhos azuis encantou o país no Jornal da Band, no fim dos anos 90. Beleza, postura e voz eram tão marcantes, que foi convidada pela Globo para ser apresentadora do Novo SPTV, em 1998.

Como na emissora a fila é grande, Carla ficou para lá e para cá, até que conseguisse sua própria bancada num jornal de rede. Apresentou os SPTV, os Bom Dias, o Jornal Hoje, o Fantástico e até o Jornal Nacional, nas folgas dos apresentadores titulares. É o tipo de profissional de quem não se ouve críticas, só elogios.

Torço para que ela supere a dor de ser cortada sumariamente, como já aconteceu com tantos outros. Carla, o mundo não só aí. Um beijo no seu coração.
 
Publicado originalmente no blog DoLaDoDeLá

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Frase do dia
"A virtude é difícil de se manifestar, precisa de alguém para orientá-la e dirigi-la. Mas vícios são aprendidos sem mestres."

Sêneca

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Cadê meu prato? Por Carlos Moreira / Ipueiras

A população de Ipueiras cobra do prefeito municipal, Raimundo Nonato de Oliveira a inauguração da "cozinha popular", a parceria foi feita com o ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome com inicio da vigência em novembro de 2007 e o fim em março de 2012.
A cozinha popular  têm como principal objetivo a produção e a distribuição de refeições saudáveis para os mais carentes a preços populares.

O valor que foi investido na construção do prédio que fica localizado na rua José Miraugusto Campos Farias, no bairro Bela vista em Ipueiras chega a R$95.000,00 (noventa e cinco mil reais), segundo dados do portal da transparência.
Até hoje nem um prato de comida foi servido à população mais carente, ao contrário, moradores denunciam o descaso da atual administração e o prédio virou um verdadeiro elefante branco.

Carlos Moreira é radialista e blogueiro

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Contas Gotas - Por Lúcio Albuquerque / Rondônia
PERGUNTAR NÃO OFENDE
E se fosse o Fidel, o Evo Morales ou o Maduro o espião, os compañeros ficariam zangados?
 
APAE PEDE AJUDA
A APAE, Associação de Pais e Amigos de Excepcionais, entidade que funciona atendendo quase 100 pessoas com problemas diversos, inicia nos próximos dias a venda de cartelas do “Show de Prêmios”, que contará com diversas premiações de eletrônicos, eletrodomésticos e de uma moto. A pretensão é vender as dez mil cartelas e arrecadar o suficiente pelo menos para saldar o débito já acima de 45 mil reais, e até ameaça de despejo da casa onde funciona (em frente à Policlínica Ana Adelaide).
 
FRANCAMENTE....
...é um absurdo que a APAE não seja inteiramente financiada pelo Estado ou pelo Município para funcionar. Pela dimensão do trabalho que realiza a entidade deveria ter tratamento melhor de parte do prefeito e do governador. Dar só uma parte não justifica ante a importância do que é ali realizado.
 
ATÉ EU.....
Quem não quer ser punido desta forma: O desembargador Megbel Ferrreira (TJ/Maranhão), foi condenado pelo plenário do Conselho Nacional de Justiça, acusado  de favorecer empresa em acordo com a prefeitura de São Luís. A pena imposta a Megbel Ferrreira? Aposentadoria com vencimentos integrais. Até eu queria uma punição assim. (Com informações da coluna diariodopoder.com.br, 28.9.13)
 
LEI MAROTA
Se a Lei é igual para todos, por que um desembargador condenado pelo CNJ foi aposentado com vencimentos integrais, ao invés de ser preso, como seria com qualquer outro cidadão?
 

SUGESTÃO

A nossos vereadores e aos deputados estaduais: fazerem uma lei como a aprovada recentemente em Brasília, proibindo produção, venda, doação de brinquedo que tenham característica de qualquer tipo de arma. A lei estabelece punições para os lojistas, que podem chegar até a cassação da licença de funcionamento.
 
UMA CARDEAL
Dentre as inovações que o papa Francisco está iniciando fazer na Igreja, uma delas vai superar mais de dois anos de exclusão: Ele quer nomear uma mulher para cardeal. Eu não sou muito conhecedor da Bíblia, mas basta uma leitura superficial para notar que em eventos da maior importância da caminhada de Jesus que havia sempre uma e até mais mulheres em ação.
 
MAIS MÉDICOS
E se um paciente precisar de um atendimento não listado entre os permitidos no “mais médicos”, o “mais médico” vai deixar o paciente morrer ou vão infringir a lei e salvar o necessitado?
 
Inté outro dia, se Deus quiser!
 
José Lúcio Cavalcante de Albuquerque. É presidente da Academia de Letras de Rondônia. Ex-editor dos jornais Tribuna, Alto Madeira, e com passagens em outras publicações como o Estadão do Norte, Lúcio Albuquerque, egresso da imprensa amazonense, tem projeção nacional, desde a década de 80, quando foi correspondente do Estadão de São Paulo. Com um dos currículos mais completos do jornalismo rondoniense, Lúcio Albuquerque, graças ao seu diligente trabalho de apuração, ganhou prestigio e credibilidade na imprensa regional. Pela relevância do seu trabalho escreve para uma rede de sites e jornais de todo o Estado, honrando o gentedeopinião, com artigos de sua lavra. Jornalista e historiador, Albuquerque é testemunha ocular da explosão rondoniense, seja como repórter, ou fundador da primeira entidade representativa dos jornalistas, ainda no final dos anos 70.