quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Frase do dia
"Ela não poderia cuspir porque quando assumimos em 2003 faltava até prato."

Rui Falcão, presidente do PT, sobre a frase de FHC, que Dilma 'cospe no prato que comeu'.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mulher também faz cordel - Por Dalinha Catunda / Rio de Janeiro

O cordel antigamente
Era coisa masculina
Mas a mulher nordestina
Que já cantava repente
Sem achar que era imprudente
Deu uma de menestrel
Resolveu fazer cordel
E cultura propagar
Pois muito tem pra contar
E faz bem este papel.
*
Hoje fazem recitais,
E peleja virtual
O seu folheto é real
Com histórias geniais
Não tem só suspiro e ais
Em folheto de mulher
A fêmea sabe o que quer
No repassar da cultura
Coisa que a literatura
Atualmente requer.
*
É com gosto e competência
Que a mulher entra na roda
Canta verso e vira moda
E até passa a ser tendência
Pois com jeito ou imprudência
Ela ocupa o seu lugar
Porque bem sabe rimar
A sua sabedoria
Já deixou de ser Maria
Vivendo apenas pro lar.

Dalinha Catunda é escritora e natural de Ipueiras, Ceará
Frase do dia
"Se matamos uma pessoa somos assassinos. Se matamos milhões de homens, celebram-nos como heróis."   

Charles Chaplin

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Sites de agendamento online de consultas é a onda do momento - Por Ana Gomes / Rio de janeiro

Existente nos Estados Unidos desde 2007, os sites de agendamento online de consultas médicas chegaram no Brasil com força total. A facilidade de agendar uma consulta de qualquer parte do mundo sem ter que esperar horas a fio a secretária ver quando existe um horário na agenda, faz com que milhares de pessoas utilizem essa ferramenta. 

Visando o conforto e a praticidade, foi criado o portal Sr. Doutor em Portugal, que permite a seus usuários o agendamento online através do computador,tablet ou smartphone.  Acreditando no potencial econômico do Brasil, resolveram investir em nosso país.  O site conta ainda com uma rede social própria para os profissionais de saúde interagirem em fóruns, postagem de fotos e vídeos, informações de palestras, cursos, congressos entre outras coisas.  Segundo os sócios portugueses João Sousa, Fernando Cordeiro Filho e o brasileiro Marcio Iliescu, o Sr. Doutor é um portal inovador com vários diferenciais dos demais existentes no mercado.  Nos Estados Unidos o ZocDoc é um dos sites mais populares.
 
A oportunidade de oferecer em  um único local a agenda do profissional de saúde disponibilizada, acesso a informações sobre o médico e a oportunidade de fazer a marcação de consulta a qualquer hora do dia, vem conquistando cada vez mais pessoas.  O Sr. Doutor oferece o serviço gratuitamente para os pacientes, o que conquista cada vez mais adeptos.

Acesse: 

http://www.srdoutor.com.br 
  
Ana Gomes é jornalista

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Frase do dia
"Mulheres são como maçãs em árvores. As melhores estão no topo. Os homens não querem alcançar essas boas, porque eles têm medo de cair e se machucar. Preferem pegar as maçãs podres que ficam no chão, que não são boas como as do topo, mas são fáceis de se conseguir. Assim as maçãs no topo pensam que algo está errado com elas, quando na verdade, eles estão errados... Elas têm que esperar um pouco para o homem certo chegar, aquele que é valente o bastante para escalar até o topo da árvore."

Machado de Assis

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Número de emissoras de rádio dobra em 10 anos

Ministério das Comunicações registrou 9,4 mil emissoras de rádio em funcionamento em todo o país. O número, que inclui AM e FM comunitárias, é mais do que o dobro documentado há dez anos. O rádio está presente em cerca de 88% dos lares brasileiros.

A maior parte dos canais está concentrada em São Paulo e Minas Gerais, que têm o maior números de emissoras, com 1,4 mil e 1,3 mil, respectivamente. As informações são da Agência Brasil. 

Para o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, o rádio segue como importante veículos de informação por se adaptar às novas tecnologias. “Acreditamos no futuro do rádio, não como nossos pais e avós o conheceram, mas inovador, ágil, interativo e com a mesma importância social, eficiência comunicativa e proximidade com as comunidades e os ouvintes. Aos 90 anos, não há dúvida de que o rádio está em plena reinvenção”, avalia em entrevista à Agência Brasil.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, engrossa o coro e também acredita que a penetração do rádio se deve a um fator cultural. “Neste momento especial de transformações tecnológicas e do aparecimento de outras mídias, o rádio segue firme no nosso dia a dia porque também se transformou. Hoje é comum, corriqueiro, ouvirmos a transmissão da programação também pela internet, direto das redações das emissoras”, ressaltou. Atualmente, 80% das emissoras aderiram à transmissão da programação pela web.

FONTE: Comunique-se


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O Vereador e o Poder - Por Carlos Moreira / Ipueiras-Ce

Ao se buscar a origem da doutrina da separação de poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) geralmente, faz-se referência à obra do Barão de  Montesquieu, particularmente a um dos capítulos de O Espírito das Leis. A referida doutrina teria sido elaborada por Montesquieu, inspirado no sistema jurídico-político inglês.

Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram criados após a Independência do Brasil, quando a primeira Constituição do País foi outorgada, em 1824.

O trabalho legislativo começa no Município, na Câmara Municipal, onde o sentimento de valorização do bem estar local é a força matriz do trabalho dos vereadores. Cada Município dispõe de, no mínimo, nove vereadores para legislar.

Para atender às necessidades em setores básicos, como educação, segurança e saúde, o prefeito carece do amparo de legislação enxuta e harmônica, capaz de lhe conferir melhor operacionalidade e maior agilidade. Este é o papel que cumpre ao Legislativo desempenhar.

Em Ipueiras o Legislativo definitivamente não funciona. Representam quem? O povo? Eles só praticam a política do “eu”, do “nós”, jamais! Alguns, já eleitos na última eleição não concluíram nem o ensino médio. Outros há vários mandatos desconhecem totalmente a sua posição e não passam de vassalos do prefeito.

Foram todos empossados dia 1 de Janeiro de 2013 e até agora só houve uma sessão. Ganham muito bem, mais de R$3.000,00 (três mil reais) por mês. Agora fica a pergunta no ar. Pra fazer o quê? Afinal, pra que serve um vereador? Bom, Cabe à Câmara dos Vereadores garantir a governabilidade da administração de seu Município, assegurando sua continuidade se ela for positiva.

Para exercer a contento seu papel de representante do povo, o vereador deve ter grande disciplina partidária para que a ação de minorias não obstrua matérias de interesse da maioria, pois só desta forma parecerá coerente aos olhos do eleitor.

Segundo Montesquieu quando criou o Legislativo, o papel deste parlamentar seria o compromisso prioritário da vereança com seus eleitores é a assiduidade aos trabalhos parlamentares nas comissões e plenário. Só assim será possível dar a devida atenção às matérias em votação, geralmente voltadas aos interesses imediatos dos munícipes. A máxima “o poder emana do povo” é atendida pelo voto, porque em nome do povo, o poder é exercido. Quando há essa reciprocidade, fortalece-se o exercício da cidadania, que se configura com a aproximação dos cidadãos dos centros de decisão, como a Câmara.

Quando o Legislativo trabalha bem, há o reconhecimento público e a reversão da imagem de morosidade e inoperância que a atuação legislativa acabou cunhando.

A Casa Legislativa municipal tem, pelas mãos dos vereadores, a oportunidade de provar que é uma instituição eficiente, voltada a legislar em favor da causa popular. Muitos obstáculos se apresentam às Câmaras Municipais. E soluções têm de ser operacionalizadas para vencê-las no devido tempo. Muitas vezes, esta solução figura na alteração do regimento interno, que deve se adequar à realidade do Município e da Casa Legislativa.

Ipueiras, terra de "muitos valores", tem vereador para todos os gostos: O apressadinho, doido que a sessão termine logo. Maria vai com as outras, responde o que a maioria quer. Ainda tem aquele que entra no plenário mudo e sai calado. Será que a frase dita por muitos vai se perpetua em Ipueiras? “Cada sociedade tem o político que merece?” Espero que não. Acredito ainda nos bons, aqueles que querem um município melhor, ecoando a sua voz e fazendo o certo, valorizando o voto que depositamos nas urnas.

Carlos Moreira, radialista, blogueiro e sertanejo.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Fazer política - Por Merval Pereira
Poucas coisas definem tão bem o mau exercício da política quanto a marquise desabada daquele hospital inaugurado pelo governador do Ceará, Cid Gomes, com show milionário de Ivete Sangalo.

Já soava absurdo o pagamento de R$ 650 mil para festa de um hospital público, mas, quando se sabe que ele funcionava precariamente após a festança e, ainda por cima, desabou em parte um mês depois de inaugurado, temos retrato de corpo inteiro do que seja uma politicagem que explora a miséria no melhor estilo dos coronéis de antigamente.

  Cid  Gomes

Os novos coronéis da política brasileira manejam com maestria a tecnologia do marketing político e continuam usando o povo como massa de manobra. O governador do Ceará é o mesmo que dia desses viajou à Europa em jatinho privado pago com dinheiro público, levando sua mãe a bordo. E ficou tudo por isso mesmo.

Ele é do PSB, o partido do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, mas tem uma política independente e deve ser usado pelo Palácio do Planalto para tentar implodir por dentro a candidatura de Campos à Presidência da República em 2014. Já está em negociações com o ex-presidente Lula para uma união de forças a favor de Dilma Rousseff, e nem mesmo seu irmão Ciro Gomes, ex-queridinho de Lula, está sendo aceito nesse complô.

Ciro não é nem Dilma nem Campos e pode acabar apoiando Aécio Neves, desde que o PSDB neutralize a ação política de José Serra, a quem Ciro Gomes tem ódio mortal.

São assim os partidos políticos brasileiros, sem espinha dorsal, divididos em facções, cada qual liderada por um dos chefetes da sigla, em maior ou menor medida todos igualados ao PMDB, um condomínio de lideranças regionais que não têm qualquer projeto além de permanecer no poder o maior número de dias possível.

Postado originalmente no blog do Noblat
Frase do dia
"Será possível que a presidente da República vai para uma reunião com um cara que foi condenado?"

Deputado Sérgio Guerra (PSDB-PE ), sobre o encontro que Dilma deve ter com ex-ministro José Dirceu nesta semana
Eu, Dom João e o novo Papa - Por Lúcio Albuquerque  / Rondônia
Em outubro de 1978 eu era repórter do jornal Alto Madeira e correspondente de O Estado de São Paulo em Rondônia e fui ouvir o bispo Dom João Batista Costa, de Porto Velho, sobre a figura de Paulo VI, que falecera. Com sua tradicional batina negra, Dom João recebeu-me num escritório acanhado que tinha no prédio do bispado (onde depois foi instalada a Faculdade Católica).

Falou sobre o falecido papa, fez-lhe os elogios ao trabalho desenvolvido a favor da missão que lhe fora atribuída, esticamos a conversa um pouco sobre trivialidades enquanto eu tomava um cafezinho, e nos despedimos.

Menos de dois meses depois, um telefonema do jornal um pouco antes das 7h30 locais e lá vou eu novamente ao mesmo prédio, em busca do bispo portovelhense. Outra vez para que ele falasse sobre a morte do "Papa Sorriso" - cuja motivação e ocorrência ainda são fatos controversos.

Entrei no prédio e fui informado que Dom João estava em determinado local e que eu fosse lá. Encontrei o bispo com seu passo já cansado de, como diz um amigo Consome, “juventude acumulada”, nos cumprimentamos e sem nem perguntar se ele sabia da morte do sucessor de Paulo VI, pedi que fizesse uma análise da – má – nova.

Eu – Dom João, o que o senhor tem a me dizer sobre o papa João Paulo I?

Ele começou a falar e eu interrompi. “Não, Dom João, o novo papa morreu. Foi encontrado morto. O senhor não sabia?".

O bispo parece que havia tomado um choque e então começou a lamentar, dizendo da perda para a religião católica e, lógico, estranhando - como todo o resto do mundo - a morte tão rápida.

Lembro bem que até eu fiquei sem jeito. Depois dele falar um pouco mais, despedi-me e ouvi dele um recado/conselho, até porque eu não tinha costume de frequentar a diocese, só quando ia em busca de notícia:

- Meu filho, você só me traz notícia de morte de papa! Veja se traz alguma notícia boa da próxima vez.

Não deu. Na próxima eu escrevi um texto sobre Dom João. Ele acabara de morrer.

José Lúcio Cavalcante de Albuquerque. É presidente da Academia de Letras de Rondônia. Ex-editor dos jornais Tribuna, Alto Madeira, e com passagens em outras publicações como o Estadão do Norte, Lúcio Albuquerque, egresso da imprensa amazonense, tem projeção nacional, desde a década de 80, quando foi correspondente do Estadão de São Paulo.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Frase do dia
"As pessoas têm que se atualizar e entender que não estamos mais na República Velha. Não precisamos de coronéis."

 Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) sobre a demissão de duas estagiárias do Senado após criticarem Renan Calheiros em uma rede social

sábado, 16 de fevereiro de 2013

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Frase do dia
"Se formos mudar as coisas de modo como devem ser mudadas, teremos de fazer coisas que não gostaríamos de fazer."

John Kennedy
 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Claudia Leitte vira personagem da Turma da Mônica

Claudia Leitte vai virar Claudinha e será a nova integrante da Turma da Mônica. Nesta quinta-feira (14), foram divulgados os primeiros esboços do personagem para estudo entre a cantora e o cartunista Maurício de Sousa.
"Ela será uma amiga da Mônica e sua turma que vai ajudar as crianças a realizarem seus sonhos. Ajudá-las a chegarem lá, assim como eu cheguei", contou Claudia Leitte.
Na história, Claudinha irá morar na Rua da Laranjinha, no bairro do Limoeiro. O personagem surgiu depois que a cantora fez uma homenagem aos 50 anos da Mônica. A cantora compôs uma canção para ela, lançada no Carnaval.
Maurício de Sousa agradeceu à cantora pela homenagem. "Estou muito feliz em começar as comemorações dos 50 anos da Turma da Mônica aqui na Bahia, no seu trio diante dessa multidão", afirmou o cartunista, sendo complementado por Claudia. "São 50 anos que celebram a infância. Um show de cultura e arte, muito obrigada por ajudar na educação dos pequenos".
A cantora aproveitou para elogiar os personagens da turma. "Mônica você é linda. Cebolinha você não tem cheiro de cebola. Cascão você não fede, cheira a bebê e Magali, toda mulher quer ser como você: comer, comer e não engordar", disse.
Maurício de Sousa lembrou de quando Claudia o procurou para saber se poderia levar a alegria da Turma da Mônica para o Carnaval de Salvador. "Foi irrecusável. Afinal, a personagem Mônica faz 50 anos em março e tinha que ‘rodar a baiana’ onde temos a maior festa de Momo nas ruas do Brasil", afirmou ele.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Preço da passagem de ônibus em Fortaleza volta a R$ 2 até sexta-feira

A decisão do desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que suspendeu o aumento da passagem de ônibus de Fortaleza deve ser publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta sexta-feira (15). Após a publicação, o município de Fortaleza será notificado. Depois de notificada, a Prefeitura tem cinco dias para tomar as providências sobre a decisão.

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, assim que a decisão for publicada e antes mesmo de ser notificada, o prefeito Roberto Cláudio assinará um decreto restabelecendo o valor da passagem de ônibus para o valor anterior, de R$ 2 a inteira e R$ 1, a meia passagem.

O decreto determinando o aumento da passagem foi assinado pela então prefeita Luizianne Lins, em dezembro de 2012. A atual gestão municipal havia entrado com o recurso contra o aumento na tarde de 8 de janeiro, em caráter de urgência.

A demora para julgamento do recurso se deu porque o TJCE  solicitou que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) apresentasse documentos, no prazo de dez dias, justificando a necessidade do aumento. Somente após a apresentação dos doscumentos o recurso foi julgado. A decisão não cabe recurso.

Mandado de Segurança
Durante o plantão judiciário, nesta terça-feira (12), o Consórcio Leste e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado (Sindiônibus) impetraram mandado de segurança pedindo a suspensão da decisão do desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes. O relator foi o desembargador Manoel Cefas Fonteles Tomaz. Ao apreciar o mandato de segurança, o magistrado entendeu que “não se vislumbra urgência que justifique a sua análise em regime especial, podendo, portanto, ser submetido ao regime de distribuição normal de autos”.

A ação de mandado de segurança é a medida cabível para a defesa de direito individual ou coletivo líquido e certo, ameaçado ou violado por ato ilegal ou abuso de poder de qualquer autoridade (policial e judiciária).

Direito líquido e certo é aquele direito incontestável, que não admite controvérsia. No mandado de segurança não existe a produção de provas, ela é pré-constituída e documental.

Decreto
Decretado pela então prefeita Luizianne Lins, foi publicado no Diário Oficial do Município de 24 de dezembro e publicado na internet no último dia de 2012. Pelo decreto, as tarifas sociais instituídas em 2006 sobem para R$ 1,60 (inteira) e R$ 0,80 (meia). As tarifas sociais valem aos domingos, no dia 30 de abril, aniversário de Fortaleza, e em 1º de janeiro. Para a tarifa da hora social, fora dos horários de pico, os valores passaram a ser R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia). Na linha central, o valor permanece R$ 0,40 (inteira) e R$ 0,20 (meia), segundo o decreto.

Fonte : G1

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Frase do dia
"A virtude é difícil de se manifestar, precisa de alguém para orientá-la e dirigi-la. Mas vícios são aprendidos sem mestres."

Sêneca

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Caminhada - Por Carla Moreira / Ipueiras-Ce

Como aceitar que seu mundo perdera o brilho que antes lhe fora dado?

Tão díficil é viver sem aqueles que amamos. Sem aqueles que tornam nossa vida especial, gratificante e feliz . . .

As pessoas passam por nossa estrada e mudam nossos caminhos. O tempo passa, a vida também e tudo que fica é a saudade, o desejo de outra vez estar junto em qualquer lugar, para sentir novamente a presença precisa e benéfica. O amor alimenta a vida, alimenta a alma!

Carla Moreira

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Frase do dia
"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."

Charles Chaplin
Novo blog na web: Rádio Nacional Paixão Clube - Rio de Janeiro / Isabela Guedes


Olá, rádionautas,

como estão? FELIZ NOVO ANO DE 2013! 
Enfim, estou aqui, pois me questionei por um tempo, se valeria ou não, praticar o meu lado jornalístico. Não dei um "ADEUS" ao Blog do Rádio Carioca. Mas por agora, acredito que fechou um ciclo de quase 4 anos e estava mais do que na hora mudar o enfoque(embora o tema RÁDIO seja o meu norte para ser jornalista).

Como não gostaria de perder o contato com vocês, caros radionautas, gostaria que cada um de vocês prestigiasse a brilhantasse o novo blog que mostra a história esportiva da Rádio Nacional.

O nome do meu mais projeto: Rádio Nacional Paixão Clube


SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS E ESPERO A COLABORAÇÃO COM CRÍTICAS, SUGESTÕES, MATERIAIS SOBRE O ESPORTE DA NACIONAL DESDE A DÉCADA DE 1940 ATÉ OS DIAS ATUAIS, ESTOU POR ACEITAR.

Um abraço sonoro de felicidade e com um 2013 mais do que "Show de Bola",

Isabela Guedes
blogdoradiocarioca@gmail.com

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Frase do dia
"Em nome do equilíbrio, seria melhor que não houvesse reeleição no Brasil."

Cármen Lúcia, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministra do STF

domingo, 3 de fevereiro de 2013