terça-feira, 27 de agosto de 2013

Curso de rádio aperfeiçoa atuação de profissionais - Por Ellen Freitas / Fortaleza

Mais de 60 locutores de rádio estão se preparando para atuarem profissionalmente no Interior. O Curso de Aptidão para Formação de Radialistas foi realizado neste município, com encerramento na semana passada. O trabalho foi promovido pelo Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará.

Consagrada como o berço da radiodifusão na região jaguaribana, Limoeiro do Norte recebeu o curso para formação de profissionais radialistas em nível médio. Com o encerramento das aulas teóricas, os mais de 60 participantes seguem, agora, para a prática. Muitos já atuam no rádio e devem cumprir o estágio em suas respectivas emissoras, com carga horária de 220 horas.

De acordo com o atual delegado regional do Sindicato dos Radialistas, Paulo Noronha, há uma grande batalha para a moralização e valorização dos profissionais de rádio na região. “O Vale do Jaguaribe estava muito a desejar. O exercício legal da profissão passava longe, a lei não estava sendo levada a sério. O grande desafio do curso foi a busca da regularização das pessoas para exercer legalmente o seu programa, respeitando a lei, que já vai completar no final do ano 35 anos de vigência no país”, ressaltou Noronha.

A abertura oficial foi realizada dia 12 de agosto e teve a participação do presidente do Sindicato, Aderson Maia, que também ministrou aulas sobre a legislação que rege a profissão.

“O radialista é um profissional como qualquer outro, que precisa ter aptidão para o trabalho, certificado pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT)”, ressalta Paulo Noronha.

Profissionalização

O intuito, segundo o delegado, é diminuir a atuação ilegal de profissionais nas emissoras da Região, dando mais qualidade ao trabalho. Outra intenção é cobrar, junto aos diretores de emissoras, o cumprimento das normas regulamentadoras.

É a segunda vez que a região jaguaribana recebe o curso. O primeiro, em 2011, foi realizado no município de Russas.

O curso abordou temas sobre a legislação, com o presidente do sindicato Aderson Maia; aulas de dicção e impostação da voz, com o fonoaudiólogo Henrique Martins, e aulas sobre radiodifusão, com o professor Nonato Lima, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Na ocasião de encerramento, foram ofertadas comendas em homenagem a personalidades que contribuíram para difusão do rádio no Vale do Jaguaribe. Entre eles, o prefeito de Limoeiro do Norte, Paulo Duarte, que atuou como radialista, e o radialista e advogado Luiz Gonzaga de Feitas, um dos pioneiros do rádio na região, entre outros profissionais renomados.

Ellen Freitas
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.