quinta-feira, 8 de julho de 2010

O País dos impostos - Por Melissa Stranieri / S. Paulo


Não há dúvida que em nosso país a carga tributária é muito alta, porém poucos entendem seu real motivo.

Entender o nosso sistema tributário não é tarefa simples, mas, por outro lado, não é preciso ter formação técnica para conhecer o peso dos tributos. O assunto faz parte da rotina do cidadão brasileiro. Todos sentem no bolso a mão pesada do Estado.

Algumas pesquisas realizadas recentemente mostram que o Brasil é um dos países onde mais se pagam impostos e gasta-se tempo com as obrigações tributárias: mais de duas mil horas por ano.

No livro “O País dos Impostos”, lançado pela Editora Saraiva, este tema é explanado amplamente e aponta alguns motivos para esta alta carga tributaria, tal como a existência de inúmeros tributos, e o processo de recolhimento moroso e burocrático, o que gera mais gastos para as pessoas físicas e jurídicas e acarreta maiores gastos “líquidos” e “brutos”.

Em linguagem absolutamente informal, o autor Dávio Antonio Prado Zarzana escreveu a obra que, em suas palavras, é “fruto do inconformismo com o cenário da tributação no Brasil”.

Sobre o autor:
Dávio Antonio Prado Zarzana é bacharel em Direito pela USP, bacharel em Economia e Contabilidade pela UNIMAR, Ex-professor de Planejamento Tributário do curso de pós-graduação da FGV, membro ativo da American Chamber of Commerce. Coordenador do Comitê de Planejamento Tributário e advogado.

Melissa Stranieri

Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.