sábado, 20 de março de 2010

Outono começa com calor de verão na maior parte do Brasil - Por Deliane Assis / S.Paulo



Frente fria causa temporais isolados entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O outono começa neste sábado, mas o fim de semana segue com características do verão, com sol, calor e pancadas de chuva na maior parte do país. Veja a previsão detalhada para cada Região.

Sul

A frente fria avança um pouco mais neste sábado e provoca chuva em boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro, leste e sul do Paraná. Segundo os meteorologistas da Somar há previsão de rajadas de vento de 70km/h e temporais no oeste gaúcho, com acumulados que podem passar da metade da média de março. Apenas no centro e norte gaúcho e no meio oeste de Santa Catarina as temperaturas não sobem muito. No domingo a frente fria se afasta para alto-mar, mas áreas de instabilidade causam pancadas isoladas de chuva sobre os três Estados da Região, com risco de chuva forte no litoral de Santa Catarina, inclusive em Florianópolis.

Sudeste

Neste sábado as chuvas diminuem consideravelmente sobre o Sudeste. As poucas pancadas de chuva atingem o leste de São Paulo, interior e norte do Espírito Santo e o sul, sudoeste e nordeste de Minas Gerais. No domingo o tempo permanece seco em boa parte de São Paulo e litoral do Rio de Janeiro. As chuvas isoladas de fim de tarde ocorrem no Espírito Santo e boa parte de Minas Gerais. O calor segue predominando em todo o Sudeste.

Centro-Oeste

Depois de uma manhã com sol e calor, as chuvas isoladas de fim de tarde deste sábado atingem o Mato Grosso, Distrito Federal, boa parte de Goiás e o norte de Mato Grosso do Sul. No domingo, ainda não há previsão de grandes acumulados, apenas precipitações isoladas no Distrito Federal, no centro e norte de Goiás e de Mato Grosso. O fim de semana segue quente em toda a Região e os termômetros atingem os 37°C em Cuiabá e 31°C em Brasília.

Nordeste

A previsão indica chuvas em boa parte da Região neste sábado, mas o acumulado será baixo na maior parte dos Estados. As precipitações mais intensas e isoladas atingem o litoral oeste e o leste do Maranhão, o oeste e sul do Piauí, oeste de Pernambuco e o norte, nordeste e sul da Bahia. No domingo prosseguem as chuvas isoladas na Região, com temporais localizados no leste, sul e litoral do Maranhão, leste e sul do Piauí e a região central, leste e oeste da Bahia e litoral do Ceará. Faz muito calor em boa parte da Região, com exceção da região próxima de Juazeiro e Petrolina.

Norte

Apenas entre Roraima e o norte do Pará não há previsão de chuvas neste sábado. Os temporais atingem entre o sudoeste do Amazonas e o oeste do Acre, com acumulados de mais de 60mm em algumas localidades, correspondendo a mais de 20% da média de março. No domingo, as chuvas atingem novamente boa parte da Região, com exceção de Roraima, interior do Amapá e partes do norte do Amazonas e Pará. Os temporais ficam restritos ao litoral do Amapá, sul do Pará e do Amazonas. Mesmo com os temporais o fim de semana será muito quente em toda a Região.

Deliane Assis é jornalista
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.