segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Na urna, nosso amanhã - Por Marcondes Rosa de Sousa / Fortaleza


Frente à TV, observo a propaganda eleitoral, em Fortaleza. Abraços e o quem-com-quem a prometer o paraíso, na "loura desposada do sol", a virgem dos lábios de mel a nos atrair o turismo. Nos jornais, avanços e recuos, nas pesquisas entre os candidatos.

E, nas instituições, os debates, onde farpas atiradas, uns nos outros, pelos candidatos. No CIC, estive reflexivo e silente. Debates sem farpas, com especialistas e atuantes setores sociais. De tudo, calou-me a frase: "Somos, em população, a 5ª. Metrópole, no País, e não nos damos conta de que já estamos em novo século, o XXI".

Aqui, o belo - o agradar aos sentidos - do visual ao olfativo, arranha-se: lixo nas ruas, onde iracemas, em equivocado turismo, prostituem-se, o trânsito se engarrafa, o barulho nos enerva... E aos cidadãos, carecem-nos básicos direitos: habitação, saúde, educação, ocupação.

Nos debates, empresários se queixam: o País, nos negócios e na geração de emprego, entre os últimos do mundo. Na saúde, a falta de assistência. Economistas e cientistas políticos a nos apontar os gargalhos na participação popular, na "coisa pública" E, na educação, o capital humano morrendo na praia: farda, merenda e transporte, mas "capital social" , os educandos, "analfabetos escolarizados".

Pela Web e de Washington, o educador Gomes Pereira, provoca-nos, em autocrítica e a propósito das professoras a nos alfabetizar: "Qual a magia das nossas professoras? O que se perdeu no caminho da formação dos educadores? (...). Agora, nos demoramos demais no técnico (como fazer?), no âmbito nitidamente profissional (por que e para que fazer?). Também lamento, como você, porque contei com professora primária, Diva Targino, que anda pelos 95 anos a exibir a mística e a vibração dos seus 25"

Que a urna, receba e nos desenhe novo amanhã!

Texto publicado originalmente no jornal O Povo, de Fortaleza.

Marcondes Rosa de Sousa é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.