domingo, 24 de agosto de 2008

Tributo a Isa Catunda - Por Marcondes Rosa de Sousa / Fortaleza

Morre, em Ipueiras, onde vivi minha infância, a professora Isa Catunda. Dela, a mim e a gerações muitas, que por ela passamos, ficaram-nos as pacientes lições de caligrafia e as atraentes estórias que nos contava. Isa abria-nos a cadeia dos que marcavam a educação em Ipueiras (lembro-me de Ester Mourão, Mundita Mattos, Dario Catunda) que de lá sairiam para as "Oropa, França e Bahia". De mim, a base para que, nas brumas da Serra dos Órgãos, em Petrópolis, e em Campinas (SP), abrisse a mente para um mundo mais largo. Assim, foi para muitos: políticos, empresários, clérigos, artistas, poetas...

Em nós alunos, traço comum nos ficou. Ali, nas Ipueiras das "águas retiradas", berço da fratricida luta entre "mellos e mourões", a se metamorfosear nos embates de então entre os velhos PSD e UDN, quem nos educava, infundia, em nós, a lição da pacificação.

De Ipueiras, saíra impulsionado por Dona Ester, sua mãe, Gerardo Melo Mourão, que, na expressão de Carlos Drummond de Andrade, é o "nosso Dante", poeta maior. Mas, por ironia, nem mesmo esse "poeta maior" alça-se a "ícone", em sua terra, onde bustos, placas de ruas, praças e monumentos outros cultuam os feitos dos "coronéis" de outrora... E, nesse tom, é a própria vida política que reedita, de surda forma, os fratricidas conflitos entre "melos e mourões".

Hoje, quando vemos mais claro o papel de "indústria sem chaminé" a gerar "capital humano", sob a atmosfera da "responsabilidade social", é hora de revermos a "galeria dos ícones" nas "retiradas águas". E, de mim, "escrevente compromissado" do cartório ali de meu pai, aponho, com vibração, a minha rubrica: "Dou fé e assino". O tributo, pois, a Isa Catunda! Que ela abra tal galeria para quantos, pelas vias do educar, vêm construindo a convivência social em Ipueiras!

Texto publicado originalmente no jornal O Povo, de Fortaleza.

Marcondes Rosa de Sousa é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.