sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Obstinação de Ariosto - Por Marcondes Rosa de Sousa / Fortaleza


"Quem tem medo do pequeno?" Com a frase, provocava-nos, aos da UFC, e pró-reitores de extensão pelo País, Ariosto Holanda. Depois, ouviria, no governo do Estado, o ciúme a ele ... "secretário-de-fundo-de-quintal". Com o tempo, o tropel do "todos pela educação (...) para todos" a atropelar-nos o "sem porto e qualidade". No Conselho de Educação do Ceará, daria eu dribles ao cartorial, à espera da LDB, credenciando CVTs e Centecs, a contar com a solidariedade de Ulisses Panisset, presidente do CNE: "gesto ousado que assinamos embaixo".

Guardiões do erário público não compreendiam os sonhados "laboratórios do 1º mundo" para os pobres."É que sou Joãozinho Trinta da educação. Pobres gostam de laboratórios dos ricos", dizia ele. E, cá p'ra nós, foi intuição de filha e esposa de industriais, Renata Jereissati, que viu a importância deles para crianças literais pés-de-chinelo, num Centec...

Em Minas, Aécio Neves conferiu a Ariosto, que ali "prestou assessoria técnica e motivação política" para os previstos 122 CVTs (47 inaugurados), a Medalha da Inconfidência. E, em Brasília, outorgaram-lhe a Medalha do Conhecimento, o Ministério do Desenvolvimento Econômico, o Sebrae e a CNI.

Em artigo de O POVO (27.12.2000), registrávamos, em Limoeiro do Norte, ao referir-se ao credenciamento de tais unidades, pelo CEC, o "engasgo-quase-choro" de Ariosto, ao recordar, criança, a lição de Dom Aureliano Mattos, com seus liceus de artes e ofício de outrora: "sem arte e ofício, não somos filhos de Deus ou cidadãos".

Hoje, a educação brasileira patina entre as últimas do planeta. Tempo, pois, de tributos à obstinação histórica de Ariosto Holanda. E, a mim, de confesso orgulho pela cumplicidade revelada na expressão "gesto ousado" de Ulisses Panisset, presidente do CNE, em solidariedade a gesto do CEC!

Texto publicado originalmente no jornal O Povo, de Fortaleza.

Marcondes Rosa de Sousa é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.