quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Dia do Cirurgião-Dentista - Por Ivan Fontenele Meira / Ipueiras


Dr. Francisco Dias - PSF Ipueiras

Outubro é, sem dúvida nenhuma, um mês muito especial para todos nós.
O dia 25 de outubro é dedicado ao Cirurgião-Dentista e na oportunidade queremos prestar homenagem à classe odontológica do município de Ipueiras com a certeza de que não temos muito o que comemorar.
Nesta data, em 1884, foi assinado o decreto nº 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. E, por meio de uma portaria, o Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Cirurgião-Dentista brasileiro. Profissão regulamentada na Lei nº 5.081 de 24/08/1966.
Nestes 122 anos de historia muitas coisa mudaram. As técnicas, e principalmente as tecnologias, revolucionaram o modo de se fazer odontologia e os nossos profissionais ganharam destaque mundialmente por sua qualidade. Contudo, algo continua semelhante desde a época do império: A desigualdade no acesso e o nível baixo de utilização dos serviços odontológicos.
A criação de mais de 150 faculdades de Odontologia não resolveu esse problema histórico. O numero de faculdades no Brasil é tão exagerado que supera a soma das faculdades dos Estados Unidos, Canadá e México. A crise pela qual passamos é resultado de uma visão política míope do Estado em relação à Odontologia, que é muito pouco representada politicamente. Deste modo, o Estado transfere o problema de levar a saúde bucal para os Cirurgiões-Dentistas, pela incapacidade do Estado de cumprir com o seu dever de garantir a todos o direito à saúde.
Contudo a Odontologia, da qual tanto nos orgulhamos florescerá num cenário mais promissor e neste dia quero deixar minhas mais eloqüentes palavras aos novos colegas que aqui aportaram, palavras de estimulo, palavras de confiança num futuro de paz, harmonia e muita perseverança.
Por uma feliz coincidência data de aniversario do município que completa 123 anos de emancipação. Parabéns ao município e principalmente aos colegas que aqui trabalham.*PC*

Dr. Ivan Fontenele Meira é especialista em Saúde Pública
Decano dos Cirurgiões - Dentista do Município de Ipueiras
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.