sábado, 25 de fevereiro de 2006

Entrudo - Por Carlos Moreira / Ipueiras


Arionauro - A Charge Online

São várias as versões sobre a origem da palavra "Carnaval". No dialeto milanês, carnevale quer dizer "o tempo em que se tira o uso da carne", já que o carnaval é propriamente a noite anterior à quarta-feira de cinzas. No Brasil, o evento é a maior manifestação de cultura popular, ao lado do futebol. É um misto de folguedo, festa e espetáculo teatral, que envolve arte e folclore.

Na sua origem, surge basicamente como uma festa de rua. Porém, na maioria das grandes capitais, acaba concentrado em recintos fechados, como sambódromos e clubes.

No Ceará e mais especificamente na região serrana da Ibiapaba, o carnaval tem se constituído numa das festas populares com maior participação do público e visitação dos foliões.

As administrações municipais vêm investindo continuamente na infra-estrutura das praças e balneários e contratação de bandas para receber os carnavalescos da região.

Na serra da Ibiapaba, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ibiapina , São Benedito e Guaraciaba do Norte têm se destacado no carnaval noturno de rua (nas praças). Estas cidades irão receber foliões de toda a zona norte do Estado.

A folia começará no Sábado gordo até terça-feira, entrando pela manhã da quarta-feira de cinzas. *PC*
Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.