terça-feira, 8 de novembro de 2005

Ipueiras, 122 anos - A festa da gente na terra de todos nós! - Por Carlos Moreira / Ipueiras


Ipueiras foi palco de uma das maiores festas do Estado. Aconteceu nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro (Dia do Município) a IV Feira de Bovinos, Ovinos, Caprinos e Artesanato.

Ao completar 122 anos de emancipação política, a "Terra de Nossa Senhora da Conceição" recebeu um público de aproximadamente 15 mil pessoas, que superou todas as expectativas. Uma grande área foi construída na cidade para acomodar o Parque de Exposições.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Lisboa Lima, em sua quarta edição, a Feira foi uma das mais importantes e completas do Ceará, fortalecendo o comércio local e aquecendo a economia do município.

Foram negociadas cerca de 856 cabeças de bovinos, ovinos e caprinos e mais 27 reprodutores ovinos.

Ipueiras tem muito o que comemorar com a administração "Ipueiras de todos nós!" O prefeito Nenem do Cazuza está promovendo um salto de desenvolvimento em toda a cidade. Foram movimentados durante a Feira cerca de R$ 800 mil reais.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Ipueiras e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, com apoio das Secretarias de Educação, Obras, Saúde, Infra-Estrutura e Ação Social, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipueiras, Banco do Brasil, BEC, Banco do Nordeste, Sebrae, Ematerce e ONG Cactus.

Na programação houve passeio ciclístico, corrida rústica, show folclórico e retreta de fim de tarde com a banda de música municipal Joaquim Catunda Sobrinho.


Um dos ápices da festa foi a tão esperada reinauguração do Estádio Francisco Bonfim Medeiros (Medeirão), todo gramado, arborizado e pintado. O público de 10 mil pessoas vibrou com a final do Campeonato Ipueirense, que teve como campeã invicta a equipe Ipueiras Futebol Clube. Antes, porém, houve uma apresentação dos times dos veteranos de Ipueiras.

Em parceria com o Ministério da Saúde, o governo local adquiriu 2 unidades móveis multimédicas zero km (reboques para atendimento médico, ginecológico e odontológico), destinadas às comunidades do interior do município.

O prefeito da cidade inaugurou no dia 24 de outubro a nova sede da Secretaria de Saúde, onde foi homenageado o saudoso médico Dr. Melquíades Costa.


Espaço Cultural de Ipueiras


No dia 25 de outubro foi inaugurada a Biblioteca Dario Catunda Fontenele, no ECIPS (Espaço Cultural de Ipueiras), idealizado pelo escritor e jornalista ipueirense Frota Neto. Na ocasião foi entregue o V Prêmio Frota Neto de literatura. Participaram da solenidade o prefeito de Ipueiras, Nenem do Cazuza, a primeira-dama do município, Ana Tereza, o reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, José Teodoro Soares, a embaixadora do Brasil, Stela Pompeu Frota (esposa de Frota Neto), secretários do município, jornalistas, escritores, radialistas, além da sociedade ipueirense.


Nenem do Cazuza, Frota Neto e José Teodoro Soares - Inauguração do ECIPS


O encerramento das festividades contou com a participação do prefeito Nenem do Cazuza, do deputado estadual Francini Guedes, do ex-prefeito de Sobral Cid Gomes, dos secretários municipais, de políticos e da população em geral. A animação ficou por conta das bandas Santana e Forrozão Tropykália.

É a festa da gente na terra de todos nós!

Parabéns, Ipueiras! *PC*

(061)

Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.