sábado, 4 de junho de 2005

O Televisor Público Idálio Frota - Por Bérgson Frota / Fortaleza


Inauguração do Televisor Público Idálio Frota - Final da década de 60


Nos últimos anos da década de 60 o prefeito de Ipueiras, Manuel Cavalcante Dias (à direita, usando óculos - foto acima), inaugurou várias obras que beneficiaram em muitos aspectos a população do município.

Grupos escolares, praça em homenagem a Sebastião Matos, um dos melhores prefeitos de Ipueiras, chafariz no bairro da Estação, caixa d?água na praça do Cristo, centro telefônico (1970), quadra de esporte no colégio Otacílio Mota e um televisor público que tinha como arquibancada vários bancos de cimento situados em um lado da avenida Pe. Angelim, construídos em cima de degraus.


Televisor Público Idálio Frota - Foto de 2005


Esta obra trouxe para a maioria dos ipueirenses que ainda não possuíam um aparelho de televisão (coisa rara na época) a oportunidade de se ligarem ao que se passava no país e no mundo. Era mais uma inovação no ato de administrar que marcou o primeiro período em que foi prefeito Manuel Cavalcante Dias.

Não se pode negar a administração inovadora deste prefeito. Coube a ele homenagear por primeiro a figura de Idálio Frota, farmacêutico ilustre da terra, dando seu nome à obra.


A inauguração do televisor (foto acima) foi um evento que lotou a avenida.

Idálio Frota esteve presente e descerrou a faixa do monumento, coube ao genro, jornalista Jeremias Catunda, fazer o discurso de agradecimento.

O povo passou depois a assistir à TV Ceará que retransmitia os sinais da Rede Tupi, captados de uma torre no alto do morro do Cristo, as imagens brilhantes e em preto-e-branco fascinaram tanto a população que o número de pessoas cresceu a ponto de tornar necessário a presença da guarda municipal para organizar a multidão. Foi esse o primeiro evento televisivo em massa que Ipueiras assistiu.


O tempo passou e a praça sofreu várias modificações, em uma das primeiras derrubou-se a arquibancada de cimento e finalmente fechou-se o televisor público, pois o aparelho já acessível a classe média tornou a atração pública obsoleta.

Atualmente ainda se pode ver o local onde ficava o televisor público que como o antigo centro telefônico e o prédio da estação ferroviária, também desativados, esperam pela sentença do tempo.


*PC*

Bérgson Frota é professor visitante da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e professor de Grego Clássico no Seminário da Prainha - Fortaleza.

As imagens da inauguração do Televisor Público Idálio Frota pertencem ao acervo pessoal de Bérgson Frota.

(036)

Postagem anterior
Próximo Post

Postado por:

0 comentários:

As opiniões expressas aqui não reflete a opinião do Blog Primeira Coluna.